top of page

O Projeto Jataí do Vale é uma proposta de complementação de renda para o agricultor familiar do Vale do Jequitinhonha, uma região no nordeste do estado de Minas Gerais.


O Vale do Jequitinhonha é especial em vários aspectos. Tem riqueza cultural, uma terra fértil e condições com potencial para o desenvolvimento sustentável.

Sua beleza está na biodiversidade da natureza e amabilidade de seus habitantes.

A Meliponicultura, é a criação racional das abelhas nativas sem ferrão. É uma atividade promissora, que pode ser sustentável e trazer benefícios em várias áreas; meio-ambiente, produtor e consumidor.

Trabalhamos especificamente com a abelha Jataí, pois entre diversas espécies de abelhas nativas, ela se destaca e é  comum e bem habituada na região do Vale.

A proposta: funcionamento

Estabelecemos certos padrões para poder oferecer e aplicar o modelo do Projeto para várias famílias do Vale. Procuramos desta forma garantir, tanto a qualidade do mel, a preservação do meio ambiente com o manejo correto das abelhas, como: assegurar o produtor de que seu produto será adquirido por um preço justo.

 

Os requisitos para o produtor são:

O agricultor interessado pode integrar-se ao projeto seguindo simples passos necessários para se tornar um INTEGRADO JATAÍ DO VALE. 


Oferecemos apoio para auxiliá-lo a cumprir os requisitos.

O interessado deve ter uma propriedade rural livre de contaminantes (produtos químicos, venenos, pesticidas) ou qualquer outro que impossibilitem o mel de ser classificado como orgânico. O ideal é poder contar com variedade de produtos agrícolas, principalmente plantas que podem ser fonte de alimento para as abelhas.

 

A propriedade deve possuir saneamento básico.

É oferecido gratuitamente o curso de capacitação de Meliponicultura em parceria com o SENAR

O futuro INTEGRADO deve contar com o mínimo de 10 colmeias fortes, ou seja, com uma experiência inicial bem-sucedida para se certificar que as condições de manejo e local foram aprovadas e que há a possibilidade de expandir com segurança a produção.

O meliponário deve ser cadastrado no Instituto de Agropecuária responsável da região.

As colmeias devem ser situadas em local de fácil acesso dentro de sua propriedade.

ESTÍMULO NO DESENVOLVIMENTO

SOCIAL

Comunidade e Região

Saneamento básico, trabalho colaborativo, capacitações acessíveis, apoio e assistência

ECONÔMICO

Retorno Justo

Promover a vocação da região, fiscalização no retorno para produtores, reinvestimento

INDIVIDUAL

Oportunidades

Meliponicultura como terapia, capacitação, concientização e cuidados com a saúde

ECOLÓGICO

Meio Ambiente

Conscientizar a preservação do meio ambiente, flora e abelhas nativas, produção orgânica

bottom of page